TOUR VIRTUAL DO CENTRO HISTÓRICO DE CURITIBA

CURITIBA LANÇA TOUR VIRTUAL DO CENTRO HISTÓRICO DA CAPITAL

Iniciativa é da Index Informação Integrada, aprovada por lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio do Grupo Positivo

Curitiba será pioneira na disponibilização de um tour virtual de seu centro histórico. Casarões, monumentos e diversos espaços estarão visíveis em qualquer parte do mundo por meio da visita virtual, que a partir de agora estará disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba e no site da Index Informação Integrada.

Resultado de um projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba, ligado ao setor de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba, o projeto foi idealizado pela Index Informação Integrada, empresa paranaense com mais de 25 anos de atuação no mercado de Gestão da Informação, e conta com o patrocínio do Grupo Positivo.

Além da visita virtual, turistas e curitibanos poderão conhecer mais sobre os monumentos que fazem parte da história da capital do Paraná. O projeto é inovador por oferecer ainda acessibilidade de conteúdo, tanto por intermédio de LIBRAS como por audiodescrição, ampliando a usabilidade do tour.

Foram selecionados 19 espaços que compõem o tour virtual mostrando, externa e internamente, as construções históricas: Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas; Museu de Arte Sacra; Casa Vermelha; Casa Romário Martins; Bebedouro do Largo da Ordem; Feira de Arte e Artesanato; Casa Hoffman; Casa da Memória; Igreja do Rosário; Solar do Rosário; Memorial de Curitiba; Centro Juvenil de Artes Plásticas; MPB - Conservatório de Música Popular Brasileira; Ruínas de São Francisco; Museu Paranaense; Palacete Wolf; Relógio das Flores; Mesquita Muçulmana; Igreja Presbiteriana Independente.

Para a sócia da Index Informação Integrada, Célia Lacerda, o projeto surgiu com a inclusão de projetos culturais entre as atividades desenvolvidas pela Index. “Optamos por um tema relacionado ao patrimônio histórico, artístico e cultural de Curitiba, considerando a importância da preservação, divulgação e valorização da Memória local, que consideramos ser um valor a ser cultivado em todas as comunidades”, diz Lacerda.

As fotos foram tiradas por Ricardo Macedo, professor doutor em Gestão pela UTAD, Vila Real em Portugal. Além dos pontos virtuais mostrando cada um dos espaços históricos, completam o tour imagens 360 graus de objetos e imagens planas com legenda, como fotos e painéis.

Como contrapartida social do projeto, há um CD-ROM executável e um livreto descrevendo cada um dos espaços históricos, que será enviado a escolas da rede pública municipal e estadual, bibliotecas públicas da capital e de outras cidades do Paraná, Faróis do Saber, Casas de Leitura, vinculadas à Fundação Cultural de Curitiba.

Sobre o tour virtual:

O tour virtual utiliza imagens, textos e sons para mostrar espaços físicos por meio de recursos multimídia, possibilitando que as pessoas tenham a sensação de estar no ambiente e permitindo a visualização dos diferentes ângulos de um objeto. Ele aproxima o usuário o máximo possível do realismo, devido a sua forma e interatividade. O usuário pode escolher os locais e os detalhes de seu interesse durante a visita virtual. A visita virtual estimula os usuários a visitarem pessoalmente os locais divulgados.

Além de textos explicativos, o tour virtual de Curitiba inova contando com tecnologia da audiodescrição e janelas de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – visando atender os públicos portadores de necessidades especiais, tornando a visita ainda mais acessível.

Conheça o tour virtual do Centro Histórico de Curitiba

www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/tourvirtual


Voltar