Inteligência Organizacional e Competitiva com Kira Tarapanoff.

(Fotos: Kira Tarapanoff e Célia Lacerda / Cristiane Machado e Célia Lacerda da Index Informação Integrada, Renato Carneiro do Museu Paranaense, Maria da Graça Gonçalves da Biblioteca Pública do Paraná, Ulf Baranow e Kira Tarapanoff)

 

No último dia 12 a Index Informação Integrada através da Index Eventos trouxe, para o público curitibano, palestra ministrada pela Profª. Drª. Kira Tarapanoff com o tema “Inteligência Organizacional e Competitiva”.

A palestra tratou da problemática da IOC norteada pelos seguintes eixos: seu significado; suas relações com a informação, o conhecimento e a gestão da informação; seu uso na decisão estratégica e inovação; sua abrangência visando à sustentabilidade organizacional e a  capacidade de gerar conhecimento novo a partir dessa abordagem. Estudos de caso brasileiros foram apresentados para ilustrar o uso e alguns resultados da aplicação da IOC na estratégia e na inovação. Destacou-se também o ciclo da gestão da informação como suporte para esta atividade. Em sua conclusão a Profª. Kira observou que a capacidade organizacional de monitorar, adaptar-se, inovar e desenvolver-se de forma sustentável, constitui o fundamento sobre o qual a inteligência competitiva se apoia e, que o principal desafio atualmente deriva das inúmeras possibilidades e ameaças que se descortinam a partir da evolução da Web (Web 2.0, Web Semântica, Redes Sociais etc.)

O evento, gratuito, realizado no Museu Paranaense é mais um dos eventos comemorativos realizados ao longo de 2012 em celebração aos 25 Anos da empresa. Cerca de 60 pessoas estiveram presentes e foram recebidas com um café da manhã seguido da palestra.


Voltar