Secretaria do Estado da Educação

Tecnologia, informação e integração a serviço da Educação.

Os processos de tecnologias de informação e comunicação na educação básica são planejados, desenvolvidos e avaliados pela Diretoria de Tecnologia Educacional. As diretrizes norteadoras de suas ações são: o acesso universal às tecnologias educacionais, o incentivo e valorização da produção docente, a integração de mídias como suporte à prática pedagógica, a ampliação da abrangência das ações de formação continuada através de novas tecnologias.

A Index participou, entre 2008 e 2011 do Projeto de Informatização das Bibliotecas das Escolas Estaduais do Paraná em sua fase piloto, com a organização do acervo da Biblioteca da Escola Estadual Isabel Lopes, de forma a subsidiar o projeto como um todo. No contexto do projeto, foi criado novo layout para as instalações da Biblioteca, houve clara definição dos processos e criação de ferramentas para controle dos serviços prestados.  Além disso, nossa equipe teve participação nas reuniões para adequação do software escolhido pela SEED, utilizado para cadastro e recuperação do acervo, como embrião do catálogo coletivo estadual. O projeto foi interrompido com a troca do governo estadual, em janeiro/2012, aguardando-se posição da SEED para sua continuidade.

A modernização de escolas e de suas bibliotecas e o uso de novas tecnologias são fundamentais para obtenção de melhores resultados na educação. As ações da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, a partir da Diretoria de Tecnologia Educacional, estão voltadas para a comunidade escolar visando melhorias continuas e significativas para o setor.