DETRAN/PR

Movimentar o homem, levando-o mais longe, sobrepor fronteiras, reduzir distâncias, ganhar tempo.

O Departamento Estadual de Trânsito do Paraná visa mais que o controle do trânsito: visa promover a educação e a cidadania para que o Estado do Paraná tenha um trânsito humanizado, com pedestres e condutores qualificados e veículos legalizados.

A Index foi responsável pelo projeto de implantação do Centro de Documentação do DETRAN/PR, cujo papel principal é servir de canal de comunicação por onde fluem informações contidas nas mais variadas fontes, destinadas ao uso de sua clientela.

Com base em uma concepção atual, vinculada à linha de ação do DETRAN/PR, o Centro de Documentação foi pensado de forma a possibilitar o acesso a informações que contribuam para o aprimoramento educacional, profissional e pessoal da comunidade interna (funcionários do órgão) e externa (público em geral). Com o término dos serviços da Index, a implantação do CEDOC-DETRAN-PR ficou a cargo da Instituição. O projeto, embora de natureza técnica, foi interrompido por mudança dos dirigentes, em decorrência do resultado das eleições, e aguarda a posição dos novos gestores para a sua continuidade.

O planejamento do CEDOC-DETRAN-PR teve sua concepção voltada para a comunidade interna e externa, esta formada principalmente por pessoas ligadas a instituições de ensino e pesquisa, como escolas de Ensino Fundamental e Médio, de Ensino Superior e de Pós-Graduação. Nestas últimas áreas, o foco estava nas instituições que oferecem os Cursos nas áreas de direito, psicologia, sociologia e engenharia. O projeto apresentava detalhadamente as diretrizes básicas à instalação do Centro de Documentação, englobando os seguintes aspectos: acervo (material bibliográfico e bases de dados, referenciais e/ou textuais), aquisição, serviços aos usuários, colaboradores, móveis e equipamentos, espaço físico, software e cronograma de implantação.

Os processos e serviços constam do Manual do Centro de Documentação do DETRAN/PR, que detalha sugestão de rotinas e procedimentos para o seu funcionamento. Um centro de documentação é, essencialmente, uma unidade prestadora de serviços e, para isto, a coleção de documentos, ou acervo, representa apenas um, mas não o único insumo. Dessa forma, no planejamento foi previsto um perfil amplo de prestação de serviços e uma equipe qualificada para implementá-los.

A implantação dos serviços de um Centro de Documentação pode ser gradual, conforme os reais interesses da instituição mantenedora, podendo o seu perfil ser gradualmente ampliado de forma a atender aos interesses de suas comunidades.

O trabalho que a Index executou junto ao DETRAN-PR permite que a qualquer momento o órgão possa criar um Centro de Documentação aberto ao público, como pensado originalmente, e até mesmo um Museu do Trânsito; são ferramentas importantes, entre outras coisas, para a educação da comunidade, haja visto, o caráter lúdico e didático próprio desses espaços, opção que vai ao encontro dos valores pensados e postos em prática pela Instituição.