Cia de Cimento Itambé

O cimento para toda obra.

O slogan acima se justifica pelo fato de a Itambé, indústria do setor cimenteiro nacional, atuar em várias frentes, desenvolvendo trabalhos de grande impacto social, cujos pilares básicos são: a valorização do potencial humano, o desenvolvimento das comunidades onde está presente e o respeito ao meio ambiente. A Index colaborou com a Itambé quando de implantação da biblioteca para atender seus colaboradores internos e, como prática inovadora, abrindo o acesso a essa biblioteca à comunidade de Balsa Nova/PR (escolas de públicas do ensino infantil, fundamental e médio), município onde se situa a fábrica da empresa.

O projeto de implantação da biblioteca, ocorrido no ano de 2004, fez parte do projeto de responsabilidade social da Itambé, com os seguintes objetivos: integrar Comunidade e Empresa; melhorar o nível cultural da Comunidade (interna e externa); facilitar o acesso às informações; fortalecer a imagem da empresa no papel de participante da mudança cultural do município. O projeto foi desenvolvido em três etapas: 1ª) Pesquisa de usuários internos e externos (realizada em campo) e análise dos resultados obtidos; 2ª) Planejamento; 3ª) Implantação da biblioteca: organização e controle do acervo (preparo técnico, físico e cadastramento na base de dados); organização do espaço físico já existente e implantação dos serviços aos usuários.

Na 1ª etapa foi realizado estudo de usuários para identificar o perfil da comunidade – necessidades e expectativas em relação à biblioteca. Foram entrevistados todos os funcionários da empresa, dos dirigentes aos operários da produção, e os diretores e coordenadores das escolas.

Na 2ª etapa, a partir dos resultados obtidos com o estudo de usuários, foi realizado o planejamento para instalação da Biblioteca, quanto a: a) acervo => definição de tipos de materiais bibliográficos a serem adquiridos; contatos com livreiros e/ou editores para identificação do material bibliográfico de interesse; indicação, com dados completos, de fornecedores para compra do material; levantamento do acervo já disponível na empresa, com seleção do que atendia às necessidades dos usuários potenciais; com base nas áreas de interesse indicadas no estudo de usuários; apresentação de listagens com sugestão de títulos para aquisição, nas áreas técnica, pedagógica e de lazer. b) aquisição => definição de políticas de aquisição por compra; além de políticas de avaliação do acervo recebido por doação; elaboração de manual do processo de aquisição. c) serviços => implantação de: Consulta ao acervo da Biblioteca (local, Intranet, Internet); Local para leitura e estudo individual ou em grupo; Empréstimo domiciliar; Orientação e treinamento de usuários no uso da Biblioteca; Centro de interesses (quadro-mural); Exposição de livros e periódicos; Jornais diários; Circulação de fascículos de periódicos; Empréstimo entre departamentos da Itambé; Empréstimo domiciliar para postos de venda da Concrebras e para empresas terceirizadas; Caixas estantes. d) Colaboradores para a Biblioteca => indicação de carga horária, escala de horário e funções de bibliotecário e de auxiliares. e) Móveis e equipamentos => indicação de tipos, modelos e quantidades. f) Layout para o espaço físico existente, tanto  para o início do funcionamento da Biblioteca como para futura expansão do acervo. g) Software para controle do acervo => análise de 6 aplicativos para a seleção do que oferecia o melhor custo-benefício. h) Cronograma => detalhamento e prazos para implantação da Biblioteca.

Na 3ª etapa, cumprindo o planejamento, a Index acompanhou o processo de aquisição de material bibliográfico, móveis e equipamentos; realizou a organização e controle do acervo (preparo técnico, físico, implantação do software e cadastramento na base de dados); acompanhou o processo de seleção de colaboradores, de organização do espaço físico, incluindo espaço apropriado para crianças lerem e participarem da hora do conto, e orientou a implantação dos serviços aos usuários com a definição das rotinas e criação de ferramentas para controle e gestão.

As ações sociais da Itambé junto ao entorno lhes rendeu alguns prêmios pelas práticas da empresa no apoio ao desenvolvimento comunitário. Em 2005, ela recebeu o Prêmio FAE-Fiep de Responsabilidade Social e o "Selo de Empresa Socialmente Responsável", concedido pelo Casem - Conselho de Ação Social e Empresarial da Associação Comercial do Paraná. A Index sente-se orgulhosa pela implementação da biblioteca que, certamente, teve sua parcela de contribuição quanto ao recebimento dos prêmios.

O trabalho realizado por nossa equipe junto à Itambé visava a acessibilidade do acervo literário da Itambé para além dos funcionários da empresa, em especial para atender os alunos das redes de ensino públicas daquela região, com a consolidação da oferta de serviços na biblioteca para maximizar o seu uso. Passados alguns anos, é conhecido e reconhecido o sucesso do projeto, que segundo a coordenação de comunicação corporativa da Itambé atende hoje, além da comunidade de Balsa Nova, também ao município de Campo Largo/PR.