Fundação Cultural de Curitiba

O primeiro Museu do Cartaz do país.

Por iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba/PR (FCC), órgão público municipal, o Museu do Cartaz foi fundado em 1981, sendo o primeiro museu do gênero no Brasil. Instalado no Solar do Barão, no centro de Curitiba, o museu divide espaço com outras importantes unidades da FCC relacionadas às artes gráficas.

Duas décadas após sua inauguração, a Index desenvolveu um projeto para a preservação do acervo deste Museu. Cerca de 10.000 cartazes de diferentes épocas, a maioria divulgando eventos culturais, foram higienizados, recuperados e organizados. No acervo encontramos cartazes de: peças teatrais, concertos, shows, congressos, seminários, concursos, etc..

O projeto foi constituído de três etapas: a) higienização => é um procedimento significativo no processo de conservação de materiais bibliográficos, uma vez que retira do documento os agentes responsáveis pela sua deterioração, tais como poeira, detritos de insetos e outros resíduos estranhos a ele: prendedores metálicos (clips), etiquetas, fitas adesivas, papéis e cartões ácidos, etc.; é procedimento realizado com: escova ou pincel macios, flanelas de algodão, complementado com o uso de pó de borracha, de forma a realizar uma limpeza eficiente e sem riscos; nesta etapa houve seleção dos cartazes que seriam submetidos às etapas posteriores; b) recuperação => implica em tornar íntegro o documento após degradações como: rasgos, cortes, perfurações e pequenas áreas faltantes do suporte (papel); c) organização => após a definição do sistema de classificação e de indexação a serem adotados e também da estrutura da Base de Dados, houve desenvolvimento do aplicativo em WinIsis, com o qual foi feito o registro descritivo minucioso do acervo, com o preparo técnico e físico dos cartazes.

Concluído o trabalho, o acervo do museu ficou pronto para servir à pesquisa e ser apresentado ao público através de exposições, catálogos, etc., promovendo a experimentação, a preservação e o exercício da arte, objetivos do Solar do Barão desde a sua inauguração.